quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dezembro/2013 - Vinho Toro Loco Tempranillo 750 ml

Fala Pessoal,

O mês de dezembro esta agitadíssimo quase não estou parando em casa, não consegui fazer a postagem “tema livre” do mês mas vou seguir o planejado! Hoje consegui um tempinho para escrever essa postagem que já esta bem atrasada também.


O vinho do mês é espanhol e feito com uvas do tipo Tempranillo, é o rei do marketing a algum tempo no site da Wine.com, tudo isso porque ganhou medalha de prata em um teste de degustação as cegas no International Wine & Spirits Competition, sabendo disso eu não poderia ficar de fora tive que degusta-lo.

Toro Loco Tempranillo

Teor alcoólico: 12,5%
Ano: 2011
Preço médio da garrafa: R$ 25,00
Comentários: Vinho bem frutado, acredito que seja devido ao seu processo de fabricação não passar por barris de madeira somente aço inox, a uva tempranillo tem características bem marcantes fazendo deste vinho uma ótima opção para ser degustados em dias mais frios. Na minha avaliação julgo que ele seja meio termo, não me surpreendeu, mas também não desapontou, vale a pena pelo custo beneficio.


Tempranillo

Uva Tempranillo

Tempranillo é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, uma das castas mais conhecidas da Península Ibérica. Originária do norte da Espanha, também é muito cultivada em Portugal, onde é geralmente conhecida como Aragonez, ou Tinta Roriz na região do Douro. Ull de Lebre, Cencibel e Tinto del País são outros nomes que aparecem para a uva Tempranillo em vários lugares.

É uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu cultivo tem aumentado e alargado para outras regiões, sobretudo para o Dão e Alentejo, onde se adaptou particularmente bem, mas também para regiões como o Ribatejo e Estremadura.

As condições ideais de cultivo são os climas quentes e secos, para que a produção seja menor e os bagos mais concentrados. Esta casta origina vinhos de elevado teor alcoólico, de baixa acidez e indicados para envelhecer, sendo muito resistentes à oxidação.

É a maior constituinte dos melhores Riojas bem como vinhos de Ribera del Duero (Espanha). Tem um nariz de couro macio e pode ter gosto de morangos maduros. Tempranillo leva este nome da palavra espanhola temprano, que significa cedo, e sua maior vantagem é que amadurece logo. Mostra o seu melhor quando acrescentada a outras variedades.


Dica:

App Vivino
Baixei um aplicativo bem interessante chamado “Vivino”, ele esta disponível tanto para Android quanto para Apple, o aplicativo funciona como uma rede social de enólogos, nele é possível identificar informações sobre o vinho após tirar uma foto do seu rotulo, ou basta apenas pesquisar pelo nome para obter informações do tipo: Locais próximos para comprar, preço, avaliação dos outros participantes, montar sua lista de vinhos degustados entre outras coisas eu achei muito interessante e estou aproveitando para repassar para vocês, espero que gostem!

Abraço,
IM.

Um comentário:

  1. Olá mochileiro!
    Desejo um natal repleto de vinhos e saúde!
    Tudo de bom pra você e toda a familia!

    ResponderExcluir